terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Performances | Experiências

No segundo semestre de 2011, o grupo de estudos teve como objetivo debater textos, conhecer novos artistas e experimentar práticas ligadas ao tema A Cidade como Dramaturgia. Realizamos duas experiências propostas pelo Antonio Araújo: Espelho e Cadeiras. Além de duas performances: Noivas, sugerida pelo André Carreira e Arquitetura do Pombo da Companhia do Miolo.

Espelho | Grupo de Estudos A Cidade como Dramaturgia _ Antonio Araújo
Bixiga _ SP
Anddamos pelo entorno do Teatro da Vertigem, no bairro do Bixiga, com um espelho nas mãos. O espelho foi utilizado como um filtro/portal, pois só podíamos olhar para o seu reflexo durante a caminhada. Com isso, nos orientamos e reconhecemos o espaço de forma muito diferente do usual.

Cadeiras | Grupo de Estudos A Cidade como Dramaturgia _ Antonio Araújo
Bixiga _ SP
Cada um pegou duas cadeiras, as colocou em algum local no entorno do Teatro da Vertigem, no bairro do Bixiga, uma em frente a outra e se sentou, olhando para algum ponto na rua, buscando uma identificação com os pedestres.

Noivas| Grupo de Estudos A Cidade como Dramaturgia _ André Carreira
Metro Anhangabaú _ SP
Fotografia: Victor Delaqua
Num percurso, entre as escadas rolantes do metro Anhangabaú, foi criado um micro-fluxo por nós, vestidas de noivas, com fotos de mulheres que foram vítimas de violência masculina coladas no vestido. Foi um convite ao diálogo com os transeuntes.
A única frase pronunciada durante a performance foi: "Ele me ama!"



Arquitetura do Pombo | Grupo de Estudos A Cidade como Dramaturgia _ Companhia do Miolo
Ladeira da Memória _ SP
Fotografia: Victor Delaqua
Com um guarda-chuva preto nas costas imitamos a arquitetura do pombo, um dos animais mais vistos pela cidade de São Paulo. Foi um exercício de composição do espaço urbano e de observação.



Com isso fechamos mais um ciclo de encontros, apresentações, debates, experiências e performances. Período muito produtivo, principalmente pela troca entre os participantes de diferentes áreas (atores, diretores, arquitetos, jornalistas e etc), mas com o mesmo foco de pesquisa: a cidade como dramaturgia.

Que 2012 seja melhor ainda!
até logo...



2 comentários:

  1. Parabéns pelo vídeo, porém não fica claro a relação ou reação dos atores com o público, um olhar curioso talvez, ou risos tímidos, lembra mais um clip musical, doméstico, mas legal. abraços.

    ResponderExcluir
  2. Batuta, legal,porreta!
    Gostei muito!
    Merda procês! |\O/

    ResponderExcluir