terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Reunião 24/02/2011 - Imaginários Urbanos


Na próxima reunião, do dia 24/02/2011, iremos discutir sobre o livro Imaginários Urbanos, mais especificamente o capítulo 3, Viagens e imaginário urbano, do autor Nestor Garcia Canclini.

O livro foi baseado em três palestras oferecidas na Universidade de Buenos Aires, Néstor García Canclini problematiza algumas questões-chave na agenda dos estudos culturais.

A primeira das palestras intitulado “After Postmodernism” (Depois do Pós-Modernismo). A reabertura do debate sobre a modernidade” levantou a necessidade de uma redefinição do conceito de culturas híbridas através dos conceitos de emancipação, a restauração, a democratização e expansão, a chave para uma compreensão da modernidade em que essas culturas devem ser compreendidos.

A segunda conferência, “Cidades multicultural e contradições da modernidade”, sugere o pensamento sobre as cidades contemporâneas e espaços megacidades até não só pelo material, mas também simbólico e imaginário espaços em conexão com um fundo multicultural de seus habitantes.

O último seminário, que será nesta reunião o nosso objeto de estudo, “Viagens e imaginário urbano” é baseado em uma experiência de pesquisa, realizada por García Canclini, onde percebemos a força imaginária da capital mexicana, através de inquéritos aos seus habitantes que fizeram uso da cidade nas rotas diárias de viagens para diversos lugares.

Documento no link:
http://www.scribd.com/doc/22339011/Garcia-Canclini-Nestor-Imaginarios-Urbanos

fonte: desenvolvimentoemquestao.wordpress.com - data 23/02/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário